Coaching grátis – semana 3


Analise sua trajetória pessoal
Este exercício consiste no desenho de uma linha do tempo, a partir da qual você pode ver sua trajetória de vida: de onde você veio, onde está atualmente e aonde quer chegar; permitindo definir prioridades e tomar decisões sobre os próximos passos a serem seguidos. Você fará o traçado da sua linha da vida, o que lhe permitirá conhecer e aceitar o passado, avaliar o presente, e definir o que quer para o futuro.
Esta ferramenta lhe permitirá apreciar a sua jornada do ponto de vista de um expectador mostrando seus altos e baixos; as coisas, pessoas e atividades que lhe marcaram; as escolhas que fez; as atitudes que quer manter e as que quer evitar. Também será excelente para descobrir seus padrões e modelos de escolhas.
Agora vamos à prática. Observe o gráfico. Algumas pessoas gostar de fazer duas cópias deste gráfico, ficando com os três momentos: passado, presente e futuro, em gráficos individuais. Fique a vontade para usar este gráfico da forma que for mais confortável para você. Coloque no lado esquerdo a sua data de nascimento, no centro coloque a data atual e no lado direito a data no futuro próximo em que você quer ver seus sonhos realizados.
Comece a pensar em como a sua vida foi fluindo ao passar dos anos. Comece a lembrar as coisas, pessoas e atividades que o marcaram, tanto positiva quanto negativamente, ao tempo em que vai se movendo pela linha até a data atual. Você pode acrescentar outras datas que tenham sido marcos importantes na sua vida.
E importante lembrar que o coaching não busca causas e possíveis traumas no passado. Assim, faça este exercício apenas tentando buscar:
– momentos em que teve uma ótima performance, com vistas a poder repetir no futuro esses bons resultados obtidos.
– momentos em que os resultados obtidos foram diferentes do que foi objetivado, com vistas a analisar o quê e como foi feito, ou deixou de ser feito, que contribuiu para que não se atingissem os objetivos desejados, para evitar repeti-lo.
Anote os fatos positivos e negativos mais marcantes. Quais foram suas escolhas nessas situações? Qual foi a sua atitude?
Chegando ao presente, escreva como você se vê hoje, quem é você, quais são suas principais virtudes e quais seus defeitos. Não seja muito duro com você, simplesmente anote o que você gosta e o que não gosta em você, em seu comportamento e em suas atitudes.
Chegou a hora de pensar no futuro: aonde você quer chegar? O que você quer ser? Quais são seus sonhos, objetivos e metas?
Como você pode ver, este exercício é bastante trabalhoso e requer muita seriedade e concentração. Não se force a fazer tudo de uma vez. Deixe sua mente voar, relaxe, levante, tome uma água. Tome todo o tempo que for necessário.
Quando achar que o exercício está pronto esqueça dele e continue com sua rotina diária. Mesmo sem você saber seu subconsciente continuará a trabalhar nele. Toda vez que você quiser pode retomar o exercício e fazer novas anotações, sempre lembrando de anotar a data do lado de cada nova anotação.
Algumas pessoas, que estão lidando com lembranças indesejadas, usam esta ferramenta para romper, de uma forma simbólica com o passado. Ao desenharem suas linhas do tempo ficam conscientes das suas autolimitações, das coisas que lhes tiram do caminho desejado, assim quebrando-a ou queimando-a, estes fatos ficam visual e sensorialmente apagados das suas vidas. Esta ação trabalha fortemente no subconsciente e acaba dando-lhes coragem para realizarem estas mudanças na vida real.
Agora dê uma olhada no panorama da sua vida: o que se destaca? Padrões recorrentes? Insights ou conclusões? O que você aprecia no seu dia-a-dia? Por que coisas você é grato? O que você quer levar sempre com você? O que você quer esquecer? O que você quer deixar para trás? O que é importante para você? Do que você não abre mão?

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