Coaching grátis – Semana 6


Elabore um inventário pessoal
O inventário pessoal é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e de tomada de decisão, que oferece uma visão sistêmica dos fatores internos e externos que lhe influenciam cotidianamente.
Você acredita em si mesmo? Você se dá todo o crédito que você merece? Quais são os seus pontos fortes? Competências? Quais são as suas áreas de interesse? Quais são as suas fraquezas ou áreas problemáticas? Quem tem apoiado você? O que você realmente quer ser, fazer e ter?
Ao responder essas perguntas você pode avaliar a eficácia de suas estratégias, identificar pontos fortes e fracos, rever os seus planos e comportamentos e modifica-los conforme necessário. Analisando o inventário resultante desta ferramenta você poderá se preparar para agir proativamente eliminando ou diminuindo suas fraquezas; evitando a materialização das ameaças; utilizando de forma racional, organizada, e produtiva as suas forças; e trabalhando para concretizar as oportunidades.
Sempre que estabelecemos objetivos e metas, ao mesmo tempo em que lutamos por alcança-los, nos resistimos à sua realização. As nossas habilidades começam a parecerem minúsculas ante a grandeza das nossas metas e somos invadidos por dúvidas e pensamentos negativos..
É comum que neste estágio do processo SAPIENS, nossas emoções não estejam alinhadas em direção ao nosso objetivo. É normal ter pelo menos uma ou duas áreas da nossa visão que parecem particularmente difíceis de serem alcançadas, normalmente devido à problemática das crenças e precisamos de algumas pistas sobre como lidar com esse desequilíbrio.
As crenças são pressuposições e podem funcionar como pontes ou como chancelas, no caminho em direção a nossos objetivos. São, geralmente, formuladas em voz passiva e representam uma generalização que não é verdadeira.
As nossas crenças começam a se estruturar na primeira infância até cerca dos 7 anos. Experiências posteriores vão modificando-as ao longo de nossas vidas. As crenças podem ser resultado da experiência própria ou podem ser herdadas do nosso ambiente – família, amigos, sociedade – que permanentemente nos transmitem, direta ou indiretamente, mensagens nos dizendo o que devemos pensar sobre trabalho, dinheiro, amizade, amor, sucesso, e todo o demais.
As nossas crenças, ao limitarem nossas ações, criam a nossa realidade. Isto faz com que, frequentemente, seja necessário eliciar e mudar crenças limitantes para crenças fortalecedoras, com vistas a alcançar níveis mais elevados de desempenho.
Por exemplo, observe a seguinte afirmação: “Trabalhar é chato.” Podemos perguntar: Você conhece todos os tipos de trabalho? Que tipo de trabalho é chato? Para quem é chato? Podemos verificar então que, como toda crença, esta afirmação representa uma generalização que não é verdadeira. Esta crença limitante pode e deve ser reformulada e transformada em uma crença fortalecedora, como por exemplo: “Eu posso achar um trabalho interessante para mim”
Com certeza, você verá que suas crenças não são uma verdade absoluta. Tal vez, algumas vezes, elas se manifestem na sua vida, mas certamente são só um ponto de vista. Você pode e deve reformular suas crenças limitantes, de modo a evitar que continuem sendo um obstáculo a seu desenvolvimento pessoal.
Assim, faça uma rápida verificação do seu inventário pessoal e identifique se nele existem crenças limitantes. Caso positivo, olhe cada uma delas e pense: elas são o reflexo da realidade? Se você, por exemplo, acredita que não consegue ser disciplinado, pense: você não consegue ser disciplinado ou realmente nunca tentou ser disciplinado? Ou tal vez, quem sabe, no fundo você realmente não queira ser disciplinado.
A seguir, pegue cada uma dessas crenças limitantes e transforme-as em frases motivadoras. Você pode fazer isso se baseando em experiências positivas que já teve anteriormente ou simplesmente eliminando as generalizações e as palavras limitantes dessas frases.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s