Como mudar sua vida em 30 dias? – Dia 7

Damos rótulos a diferentes níveis de dor ou prazer, que geram diferentes sentimentos, e chamamos esses rótulos de valores. Por exemplo o que é mais importante para você sucesso, amor, aventura ou segurança? Se você pudesse ter apenas um desses sentimentos qual você escolheria? A resposta muda de pessoa para pessoa, pois cada pessoa dá diferente nível de importância para cada um desses estados. Cada pessoa tem uma hierarquia de valores que direciona seu comportamento.

Colocamos nosso foco naqueles estados que achamos nos darão maior prazer e evitamos (valores desejados), a qualquer custo, aqueles estados que achamos que nos causarão dor (valores indesejados). Quando você conhece seu sistema de valores, aquilo que você mais quer na vida e aquilo que você mais teme, você sabe qual vai ser seu comportamento em qualquer situação.

Se você conhece seus valores, você sabe em que sua mente coloca seu foco, assim se você muda seus valores você muda seu destino. Como seus valores são formados com o tempo, a partir daquilo ao que você inconscientemente associa dor ou prazer, se você mudar as suas associações você muda seus valores. De fato, seus valores estão em constante mudança.

Quando você conhece seus valores, você começa a entender por que você age como age. Assim, o primeiro passo é descobrir quais são seus valores e verificar se existem incoerências entre eles. Por exemplo, uma pessoa que gosta de aventura ao mesmo tempo não pode querer segurança, pois um valor é oposto ao outro e isso cria infelicidade, pois a pessoa evita se aventurar para não correr riscos e acaba se sentindo frustrada.

Junto com os valores temos as crenças e as regras pessoais desenhando nossa personalidade e definindo como agimos. Crenças são afirmações que acreditamos serem verdadeiras, em relação a qualquer coisa. Por exemplo dinheiro não traz felicidade, os homens não choram, eu sou inteligente, etc.

As regras pessoais são afirmações condicionais que indicam o que precisa acontecer para que uma outra coisa se cumpra. Por exemplo se tiver dinheiro serei feliz, se estudar bastante conseguirei um bom emprego.

Juntas as crenças e regras pessoais definem se nossos valores estão sendo alcançados e respeitados. Por exemplo, geralmente quando você fica chateada com alguém é porque não está respeitando alguma de suas regras pessoais. Por exemplo se um dos seus principais valores é a pontualidade, quando alguém se atrasa você tende a ficar chateada.

Amanhã veremos como mudar valores, crenças e regras para começar a mudar a sua vida.

Tarefa do dia
– Quais sentimentos/estados emocionais você acha que lhe darão maior prazer? Por exemplo: sucesso, amor, aventura, segurança, poder, etc. Estes são seus valores desejados.
– Agora organize seus valores desejados em ordem de importância.
– Quais sentimentos/estados emocionais você acha que lhe causarão dor? Por exemplo: humilhação, raiva, preocupação, tristeza, ciúme, frustração, etc. Estes são seus valores indesejados.
– Agora organize seus valores desejados em ordem de importância.
– O que te impede de ter os sentimentos/estados emocionais desejados?
– O que tem que acontecer para alcançar esses sentimentos/estados emocionais desejados?
– O que te faz ter os sentimentos/estados emocionais indesejados?

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