Como mudar sua vida em 30 dias? – Dia 8

Parabéns você continua no caminho para desenhar a sua nova vida! Até aqui trabalhamos conceitos que lhe ajudaram a entender como a sua mente funciona. A partir de hoje as atividades serão maiormente práticas, por isso você não terá mais a tarefa diária, mas começará a executar as atividades enquanto avança no texto.

Como já vimos, as crenças são pressuposições e podem funcionar como pontes ou como chancelas, no caminho em direção a nossos objetivos. São, geralmente, formuladas em voz passiva e representam uma generalização que não é verdadeira. Por exemplo, observe a seguinte crença negativa: “Trabalhar é chato.” Podemos perguntar: Você conhece todos os tipos de trabalho? Que tipo de trabalho é chato? Para quem é chato?

As nossas crenças começam a se estruturar na primeira infância até cerca dos 7 anos. Experiências posteriores vão modificando-as ao longo de nossas vidas. As crenças podem ser resultado da experiência própria ou podem ser herdadas do nosso ambiente – família, amigos, sociedade – que permanentemente nos transmitem, direta ou indiretamente, mensagens nos dizendo o que devemos pensar sobre trabalho, dinheiro, amizade, amor, sucesso, e todo o demais.

Ao limitarem nossas ações, nossas crenças criam a nossa realidade. Isto faz com que, freqüentemente, seja necessário eliciar e mudar crenças limitantes para crenças fortalecedoras, com vistas a alcançar níveis mais elevados de desempenho. Até o mais bem sucedido e autoconfiante dos homens tem crenças limitantes e você, como eu, com certeza tem algumas, mesmo que escondidas no mais profundo do seu ser.

Assim, faça uma rápida introspecção e escreva, a seguir, até cinco crenças que você saiba estão limitando você. Podem ser coisas simples como por exemplo “não consigo ser disciplinado” ou “sempre erro nessa parte”. Caso tiver dificuldades para descobrir suas crenças limitantes, procure áreas da sua vida em que você não está obtendo os resultados desejados e pergunte-se POR QUE? Você obterá uma estrutura do tipo: POR QUE + PROBLEMA = CRENÇA LIMITANTE. Por exemplo: por que não consigo emagrecer? Por que para mim tudo é mais difícil? etc.

Agora olhe cada uma delas e pense: elas são o reflexo da realidade? Se você, por exemplo, acredita que não consegue ser disciplinado, pense: você não consegue ser disciplinado ou o que acontece é que realmente nunca tentou? Ou tal vez você não queira ser disciplinado.

Com certeza, você verá que suas crenças não são uma verdade absoluta. Tal vez, algumas vezes, ela se manifeste na sua vida, mas certamente são só um ponto de vista. Você pode e deve reformular suas crenças limitantes, de modo a evitar que continuem sendo um obstáculo a seu desenvolvimento pessoal. Por exemplo a crença limitante: “Trabalhar é chato.” pode ser reformulada e transformada em uma crença fortalecedora, como por exemplo: “Eu posso achar um trabalho interessante para mim”

A seguir, pegue cada uma das crenças limitantes, que escreveu anteriormente, e transforme-as em frases motivadoras. Você pode fazer isso se baseando em experiências positivas que já teve anteriormente ou simplesmente eliminando as generalizações e as palavras limitantes dessas frases. Por exemplo, você pode transformar a crença limitante “não consigo ser disciplinado” em “foram impressionantes os resultados que obtive quando comecei a dedicar uma hora por dia a esse assunto” ou “não estou sendo disciplinado com tal assunto”

Outra técnica, muito efetiva, para trabalhar essas crenças limitantes é a que mostra como as crenças mudam no tempo. A importância desta ferramenta está em que mostra que nossas crenças não são verdades absolutas, pois vão mudando segundo o ambiente, as necessidades, as novas experiências.

Por exemplo, você lembra quando tinha cinco anos, a partir de qual idade uma pessoa era um velho para você? E quando você era adolescente? E hoje, para você, a partir de qual idade se começa a ficar velho? A faixa etária do que são os velhos mudou muito dependendo da sua idade, não é mesmo? Então o que para você hoje é uma certeza pode ser que não seja uma verdade absoluta, e sim uma pressuposição que você fez a respeito de alguma coisa. E geralmente é! Nada é verdade até que seja comprovado.

Por exemplo, você pode dizer que você não consegue correr a maratona de São Silvestre. Como você sabe que não consegue? Você já tentou? E se tentou e não conseguiu, você estava preparado física e psicologicamente? Tinha treinado duro como o resto dos participantes que concluíram a prova? Caso suas respostas a estas perguntas sejam negativas, o que você pode afirmar é que até agora nunca correu a maratona de São Silvestre, ou que até agora não está preparado para correr a maratona de São Silvestre.

Agora é só começar a agir como se sua nova crença fosse verdadeira. Se você evitar tomar medidas com base em sua nova crença, você apenas alimentará sua antiga crença limitante, mas se começar a agir, mesmo o menor passo, ajudará a solidificar sua nova decisão não limitante. Seus primeiros passos não precisam ser perfeitos, basta que sejam na direção certa. E certifique-se de comemorar cada novo passo!

2 comentários sobre “Como mudar sua vida em 30 dias? – Dia 8

    1. Bom dia Lane
      Que bom ter o seu retorno! Realmente são 30 atividades, mas quando você começa a postar algum trabalho e não recebe nenhum retorno, mesmo que seja negativo…rs, você acaba se desestimulando, pois não tem certeza de que seu esforço esteja tendo algum resultado.
      Graças ao seu retorno, vou retomar este trabalho, pois se eu conseguir ajudar a mudar pelo menos uma vida, meu esforço já está compensado.
      Muito obrigada

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