Nessa altura, já deve ser bem simples para você descrever com rapidez e facilidade o que você quer da sua vida, então já está pronta para pensar nas suas metas. Reveja nas suas anotações dos exercícios dos posts anteriores como seria sua vida ideal e o que falta para obtê-la. Partiremos do pressuposto de que uma meta é um objetivo com data marcada.

Para ter garantia de sucesso suas metas têm que ser claras, específicas e declaradas por escrito. Também é muito importante que sejam mensuráveis, de forma que você seja capaz de saber se as alcançou ou não.

Não tenha medo de estabelecer metas ambiciosas. Sua meta precisa ser suficientemente desafiadora a ponto de mantê-la motivada e disposta a superar todos os obstáculos que poderá encontrar no seu caminho.

O que você gostaria de conseguir nos próximos 10 anos para garantir a vida que você merece? Enumere seus principais sonhos que você gostaria de ver realizados nos próximos 10 anos. Seus sonhos podem não ser muito realistas e até parecerem fantasiosos no momento. Não se preocupe com isso.

Não escreva as metas que você acha que conseguiria atingir e sim aquelas cujos resultados lhe garantirão chegar a ter a vida que você merece. Apenas preste atenção para que suas metas expressem o que você quer atingir e não o que você quer evitar.

Você tem um potencial muito maior do que você imagina e, com certeza, será capaz de alcançar qualquer meta que se propor conseguir. Você só precisa ter clareza de aonde quer chegar e definir a melhor maneira de consegui-lo. Mas por agora só se concentre no que você quer, sem se importar com o como consegui-lo. Sobre isso falaremos amanhã.

Agora, para cada uma dessas metas escreva: o que precisa acontecer nos próximos 5 anos para alcançar essas metas de 10 anos? Dessa forma você chega nas suas metas de 5 anos.

Repetindo esta operação, para cada uma dessas metas de 5 anos escreva: o que precisa acontecer no próximo ano para alcançar essas metas de 5 anos? Dessa forma você chega nas suas metas para o próximo ano.

Para finalizar, releia cada uma das suas metas de 1 ano e escreva:

  • Quais são as crenças que até agora impediram você de alcançar essa meta?
  • Quais são as crenças que você precisa mudar e/ou criar para conseguir alcançar essa meta?
  • Por que você precisa alcançar essa meta agora e por que você sabe que consegue?