Como mudar sua vida em 30 dias? – Dia 17

Nos meus muitos anos trabalhando como coach tenho visto a autosabotagem se manifestar das mais diversas formas, mas a procrastinação tem se destacado como  a forma favorita de fazermos as nossas vidas miseráveis.
Procrastinamos pelos mais variados motivos: ansiedade, perfeccionismo, falta de motivação, culpa ou apenas porque alguns de nós somos movidos a adrenalina. Mas afinal, para a maioria dos mortais, a procrastinação, como vimos no artigo de ontem, é apenas um ritual (hábito).
Assim, para superá-la temos primeiramente que entender o passo a passo desse ritual, identificar quando estamos entrando nele e quebrar o padrão de pensamento. Podemos fazer isso pensando no preço que teremos que pagar por não fazer o que tem que ser feito. Também ajuda visualizar como nos sentiremos após conseguir os resultados desejados.
Outra estratégia muito eficiente é Regra dos 5 segundos, da autora americana Mel Robbins. A mágica desta técnica se baseia no fato de que para os procrastinadores de plantão, começar é a pior parte. Não pegamos o telefone para fazer aquela ligação importante ou não abrimos a mala para arrumar após uma viagem, pois são essas pequenas ações como pegar o telefone, ou abrir a mala que se apresentam como as maiores barreiras psicológicas que nos impedem de agir.
Veja qual é a ideia por trás da Regra dos 5 segundos: se você sente um impulso de agir em direção a um objetivo ou meta, você deve agir e se mover fisicamente em até 5 segundos antes de que sua mente comece a hesitar e mate sua ideia.
Por isso se você tem a ideia de abrir um negócio, comece agora mesmo a buscar informações sobre os próximos passos. Se você quer começar um blog, abra agora mesmo sua conta no WordPress ou qualquer outra plataforma.
Independentemente de qual seja sua meta, mostre ao mundo e a si mesmo, que você está comprometido em conseguir seu objetivo e aja agora mesmo. Porque quando você age fisicamente na hora em que vem o impulso, seu cérebro quebra velhos padrões e começa a criar novos rituais que lhe permitirão realizar até seus mais secretos sonhos.
A partir de agora, sempre que surgir uma ideia promissora conte, 5, 4, 3, 2, 1 e parta para a ação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s