Como mudar sua vida em 30 dias – Dia 18

Agora já faz alguns dias que você vem realizando as ações planejadas para o seu primeiro ciclo de 12 semanas, então é hora de começar a pensar em como acompanhar o seu progresso. O seu plano de ação precisa de acompanhamento constante, tanto para mensurar os resultados obtidos, quanto para avaliar o andamento das metas. Da mesma forma que você verifica as indicações ao longo de uma estrada para saber se está próximo de concluir a sua jornada, é igualmente importante verificar se o desenvolvimento das ações que você planejou está no caminho certo.

Esse monitoramento é imprescindível para comparar os resultados alcançados com os resultados previstos, ou seja, se a estratégia adotada é mesmo a mais indicada e se está dando o retorno esperado. A partir daí você pode corrigir o que não está dando certo e reforçar os pontos com bons resultados, a fim de alcançar a meta estabelecida. Nesse sentido, o desafio do acompanhamento é manter a proposta do plano, ainda que você modifique o processo. Ele exige, portanto, uma dinâmica permanente de planejamento.

O acompanhamento da execução do plano de ação é feito, basicamente, por meio da comparação entre o planejado e o executado. Durante o processo de planejamento semanal, você define os recursos necessários para a realização para cada atividade planejada. Custos, tempo de execução, recursos financeiros, materiais e humanos necessários, entre outros.

Depois, enquanto o plano está sendo colocado em prática, você deve se certificar de que todas as atividades estão sendo desenvolvidas conforme planejado. Mais do que avaliar, você deve observar se é necessária alguma mudança de curso, e se os recursos planejados para alguma atividade precisam ser repensados.

No planejamento do seu 1º ciclo você escolheu quais são as ações que você se compromete a realizar nas próximas 12 semanas. Distribuiu essas ações entre as 12 semanas, de forma a cada semana conseguir definir as tarefas diárias que lhe permitirão alcançar os resultados esperados.

Com seu plano semanal em mão você estabeleceu como você vai acompanhar e medir seu progresso e quais seriam as pequenas recompensas semanais que premiarão sua dedicação e manterão sua motivação.

Todo dia ao acordar verifique as tarefas planejadas para o dia e execute-as como prioridade no seu dia. Mas não espere que as coisas aconteçam 100% conforme planejado. Se você conseguir realizar 80% do planejado, o seu plano de ação estará tendo sucesso. As ações que não conseguir realizar num dia devem ser repensadas e remanejadas para outro dia, para outra semana ou até para o próximo ciclo de 12 semanas se você achar que ainda não é o momento certo de realizá-la.

Sempre, antes de dormir, reveja seus resultados e leia suas tarefas para o próximo dia. Durante o sono o seu subconsciente trabalhará buscando formas criativas de lhe ajudar a alcançar suas metas. Dedique um dia da semana (eu gosto da sexta-feira) para avaliar sua semana e planejar as ações e tarefas diárias da semana seguinte.

Foco, disciplina e ação, são os principais ingredientes para o seu sucesso nesse ano que começa!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s