Como mudar sua vida em 30 dias – dia 21

Todos temos alguma coisa que temos medo de fazer, mas que se a fizéssemos teria um impacto enorme na nossa vida. Tal vez seja fazer aquela ligação, ou começar um novo negócio, aquela ação que sabemos poderia mudar nossa vida para sempre. Para a maioria de nós, nosso sucesso só depende de nos sobrepormos a esse nosso medo.

Perdemos inúmeras oportunidades por causa do medo. Mas, medo do que? Não falo do medo racional de algum perigo real, de um acidente, de uma doença, mas do medo irracional de que algo dê errado. Exageramos as possíveis consequências de uma tentativa frustrada. Temos medo da Morte, de falar em público, do Fracasso, de errar, do sucesso, do Futuro, do desconhecido, da Rejeição, do abandono, do Constrangimento, da Intimidade e por aí vai. E todo se resume ao medo de não sermos o suficiente e, por tanto, não sermos amados. Mas de onde vem esse medo?

Sua mente é um mecanismo de defesa, cujo único objetivo é manter você vivo. Quando a mente humana foi criada não existia a busca pela felicidade. Naquela época sucesso era chegar vivo ao final do dia.

É por isso que sua mente não fica procurando pelo que está certo. Ela é especialista em identificar possíveis problemas e riscos, em se adiantar e imaginar o que pode dar errado para poder manter você fora de perigo. E quando acha qualquer sinal de perigo, real ou imaginário, exagera a situação com vistas a garantir que você se afaste o mais rápido possível da situação de perigo.

Mas na atualidade, essa ótima capacidade do seu cérebro é o que impede você de ser e ter o que você quer e merece. A todo momento seu cérebro tenta manter você em segurança. Ficamos nadando em um mar de inseguranças: O que o meu chefe vai pensar de mim se eu colocar minha opinião? E se meus novos colegas não gostarem de mim? E se meu negócio não der certo? E se…?

É por isso que seu cérebro não gosta de coisas novas, desconhecidas. É por isso que sempre saímos com os mesmos amigos, falamos com as mesmas pessoas, andamos pelos mesmos caminhos. É por isso que você precisa se forçar a fazer as coisas que precisam ser feitas, mesmo com medo.

A boa notícia é que a maior parte dos seus medos não são reais, eles são resultado da sua imaginação. Eles não existem no presente, eles são uma projeção da sua mente, de se a sua ação dará ou não dará certo no futuro. Mas você não pode controlar seu futuro, você só pode controlar seu comportamento no presente.

Por isso aja, consistentemente, a pesar do medo e você terá sucesso. Esqueça o medo e foque no próximo passo que você precisa dar. Foque naquela coisa que você teme, mas que quando você fizer, vai mudar tudo na sua vida.

As coisas que você teme fazer, mas que sabe que te fariam mais forte, são as principais coisas que você tem que encarar, se você quer ter sucesso. Tudo o que você sonha está te aguardando do outro lado do medo.

Um comentário sobre “Como mudar sua vida em 30 dias – dia 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s