Como mudar sua vida em 30 dias – dia 25

Ontem falamos sobre o medo de errar e hoje falaremos sobre uma das suas manifestações: o perfeccionismo, que muitas vezes está fortemente ligado ao medo de errar e a comportamentos de autosabotagem, gerando procrastinação excessiva. Ficar supercomplicando e/ou sendo perfeccionista, num processo que parece nunca acabar, geralmente é uma forma de evasão de responsabilidade, uma fuga por medo do fracasso.

As pessoas perfeccionistas muitas vezes têm alto desempenho, mas o preço desse sucesso pode ser a infelicidade e insatisfação crônicas, mas seja objetivo: ninguém é perfeito. Assim como você é imperfeito, todos à sua volta o são. É impossível esperar perfeição de si próprio, assim como é impossível esperá-la dos outros. Apesar disso, são incontáveis as pessoas que, na busca da perfeição impossível, acabam vivendo uma vida incompleta.

A grande ironia do perfeccionismo é que, apesar ser um grande motivador para alcançar o sucesso, ele pode ser justamente o que impede a pessoa de ter sucesso, gerando culpa e frustração, ao mesmo tempo em que compromete a qualidade e o desempenho.

O perfeccionismo também costuma levar ao famoso processo de sequenciamento: “Primeiro isso, depois aquilo…” Primeiro vou estudar mais, depois apresento a proposta. Primeiro vou me dedicar a minha relação, depois cuido de mim. Primeiro crio meus filhos, depois me preocupo com o resto. Acontece que o RESTO é tudo aquilo que falta na sua vida. É tudo aquilo que você sonha e ao mesmo tempo se nega por que “Primeiro precisa…”

Lembre-se de que o importante não é viver uma vida perfeita, e sim uma vida melhor. Busque a excelência não a perfeição. Permita que os outros lhe vejam exatamente como você é e abra mão do escudo protetor do perfeccionismo. Siga sua intuição, siga seus sonhos, se permita ser você. Pare de esperar pelo futuro e comece a viver o agora.

Deixe um comentário