Você sente culpada por dedicar tempo para cuidar de si mesma?

Mesmo sendo este um tema que afeta tanto homens quanto mulheres, vou dedicar este post às mulheres, que somos “especialistas” em nos sentirmos culpadas por qualquer coisa.

Muitas vezes, quando decidimos dedicar um tempo a cuidar de nós mesmas, sentimos que estamos tirando esse tempo de cuidar das nossas famílias, do nosso trabalho, da nossa comunidade, mas na realidade é uma necessidade vital para o seu próprio desenvolvimento.

Na maioria das vezes, nos sentimos melhor, mas confortáveis dizendo sim para os desejos ou necessidades dos outros, do que dizendo sim para nós mesmos.

O autocuidado é uma demonstração de amor por si mesma, mas infelizmente fomos ensinados a cuidar e amar aos outros, mas não fomos ensinados a amar a nós mesmos, a cuidar de nós mesmos, com a mesma prioridade e/ou intensidade que fomos ensinados a cuidar dos outros, muitas vezes em detrimento do nosso próprio bem-estar.

Você não só precisa, mas tem o direito de cuidar de si mesma. É comum ver todo mundo correndo atrás do sucesso, atrás do amor, atrás do dinheiro, mas poucos correm atrás do autocuidado, do amor a si mesmo.

Por isso, pare agora mesmo de ser a mártir, de se sacrificar pelos outros e de colocar as suas necessidades em último lugar. Aquela frase que você está cansada de repetir: “com tanto trabalho, cuidando da casa e dos filhos não sobra tempo para cuidar de mim mesma” é apenas uma historinha que você conta para você mesma, para justificar ou esconder o fato de que você acha que não merece um dia de folga.

Na realidade, essa falta de cuidado, não tem nada a ver com o seu trabalho ou com as pessoas que você vem culpando, faz muito tempo, pela sua falta de tempo para se cuidar, para se dedicar àquilo que você ama fazer. Só tem a ver com você se dar a chance de curtir a jornada enquanto ainda está nela, não apenas quando chegar ao destino. Cuidar de você e assumir a responsabilidade pelo seu futuro pela sua jornada

No fundo você não acredita que merece um dia no SPA, uma caminhada na praia. Você acha e diz para você mesma que você ainda não fez o suficiente para merecer, que ainda não alcançou o sucesso.

Então, aproveite toda e qualquer oportunidade de se amar, de cuidar de você mesma, do mesmo jeito que ama e cuida todos ao seu redor. Quando você cuida de si mesma, quando você aprende a se amar do jeito que você é, quando você alcança esse nível de excelência, de devoção a você mesma, o que você está fazendo é oferecendo, àqueles ao seu redor, a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s