15 Lições poderosas que você só consegue aprender através da experiência

Não importa quantos títulos académicos tenhamos ou que tipo de educação recebemos, há algo que só a vida pode nos ensinar – lições que só aprendemos na escola da vida. Veja abaixo alguma delas:

O significado do propósito.

Podemos nos formar com honras e escolher uma grande carreira, mas isso ainda pode nos fazer sentir insatisfeitos, é quando aprendemos a importância de encontrar significado e propósito, em nossas vidas, que vão além do domínio de um trabalho seguro e de uma boa educação.


“Aquele que tem um motivo para viver, pode suportar quase qualquer coisa.” ~ Friedrich Nietzsche.

Como ser independente.

Aprendemos que temos que nos sustentar e cuidar de nós mesmos. Nossos pais e professores não nos guiam mais, então somos apenas nós contra o mundo e temos que estar preparados para isso, porque ninguém está melhor preparado para responder às nossas próprias perguntas, do que nós mesmos.


“Para encontrar a si mesmo, pense por si mesmo.” ~ Socrates

Que não podemos controlar o tempo.

A vida nos ensina que nem sempre conseguiremos o que queremos de imediato. Isso nos ensina, ainda, que não temos controle sobre o tempo, não importa quão boas sejam nossas habilidades de gerenciamento do tempo e não importa o quanto somos bons em prever nosso futuro. Se ainda não é nossa hora, não podemos fazer nada sobre isso.


“Você pode ter tudo. Apenas não tudo ao mesmo tempo. ”~ Oprah Winfrey

Como seguir enfrente após um fracasso.

Na escola, quando falhávamos em uma prova, era fácil compensar de alguma forma ou estudar mais para a próxima, mas na vida, o fracasso pode nos assustar ou até mudar toda a nossa perspectiva sobre o significado da vida. A vida nos ensina que o fracasso é uma parte dela, e que o sucesso só pode vir depois de muitos fracassos. Aprendemos a continuar, apesar do fracasso e aceitá-lo como parte de nossa jornada.


“O sucesso não é final, o fracasso não é fatal: é a coragem de continuar que conta.” ~ Winston S. Churchill

Como ser paciente.

Se não podemos controlar o tempo, devemos ser pacientes o suficiente para esperar pelo que queremos. A vida não tem um cronograma específico estabelecido para nós. Temos que ser pacientes e ter fé de que as coisas que queremos virão quando estivermos prontos para isso, e não quando quisermos.


“A paciência é amarga, mas seu fruto é doce.” ~ Aristóteles

Todos nós precisamos de amor

Não o amor do filhote de cachorro ou o amor da adolescência; precisamos do tipo real de amor, o amor que se reflete no apoio dos outros, a bondade dos outros e o amor que eleva nossas vidas. Nós nunca estudamos como encontrar o amor ou como ser amado, então continuamos aprendendo enquanto vivemos, mesmo que isso signifique que não o encontremos de imediato.


“Ser profundamente amado por alguém lhe dá forças, enquanto amar alguém profundamente lhe dá coragem.” ~ Lao Tzu

A vida é difícil.

À medida que crescemos, aprendemos que a vida não vai ser fácil, não é como um semestre difícil, que vai passar e nunca mais teremos que nos preocupar com isso. Aprendemos que pode realmente ficar mais difícil à medida que nossas responsabilidades crescem. A vida nos ensina a nos esquivar dos socos para sobreviver, e que nem sempre é bom velejar.


“Uma vez que realmente sabemos que a vida é difícil – uma vez que realmente o compreendamos e aceitamos -, a vida deixa de ser difícil. Porque uma vez aceito, o fato de a vida ser difícil, não importa mais. ”~ M. Scott Peck

Nós espalharemos nossos corações nos lugares errados.

Escolheremos carreiras erradas e parceiros errados, que não serão muito gentis com nossos corações. Nem sempre podemos entender por que desperdiçamos nossas emoções mais profundas por algo que nos introduz à miséria, mas a vida nos permitirá saber a razão em algum momento, ou talvez, nunca saberemos.


“A maturidade, descobre-se que, tem tudo a ver com a aceitação de ‘não saber’. ~ Mark Z. Danielewski

Nós temos escolha.

Embora muitas coisas estejam fora de nosso controle, ainda temos escolha. Temos escolha na maneira como vemos as coisas, escolha na forma como reagimos às coisas, escolha na forma como nos tornamos mais cautelosos em relação ao futuro, escolha de não deixarmos que nossas circunstâncias definam quem somos.


“No final, essa foi a escolha que você fez, e não importa o quanto foi difícil. O importante é que você tenha feito isso. ”~ Cassandra Clare

Todos nós precisamos de ajuda.

Não importa quão independentes somos, sempre precisaremos de algum tipo de ajuda, ao longo da nossa jornada. Não estamos imunes a desapontamentos e mágoas e, às vezes, simplesmente não conseguimos encontrar forças para nos recompor. A vida nos ensinará que não podemos fazer isso sozinhos, mesmo se tentarmos.


“Deus nos deu o choro para que outras pessoas pudessem ver quando precisávamos de ajuda e nos ajudassem.” ~ Joshilyn Jackson

Tudo é temporário.

A dor é temporária. Os sentimentos são temporários, até o nosso tempo na terra é temporário e, é por isso que, temos que tirar o melhor proveito desse tempo temporário e tentar não dar às emoções temporárias o poder de arruinar nossas vidas.


“Tudo na vida é temporário. Então, se as coisas estão indo bem, aproveite porque não durará para sempre. E se as coisas estão indo mal, não se preocupe. Não pode durar para sempre. ”~ Desconhecido

Nada é impossível.

A vida é difícil, mas também é fascinante. Em um piscar de olhos, pode nos apresentar uma oportunidade maravilhosa que pode mudar nossa vida totalmente. Pode nos aproximar do nosso maior inimigo ou do nosso parceiro dos sonhos. A vida pode tornar nossos sonhos realidade.


“Tudo pode acontecer, criança. Qualquer coisa pode ser. ”~ Shel Silverstein

Nunca se apegue a planos.

É bom ter um plano de como queremos que nossas vidas sejam daqui a 5 ou 10 anos, mas não devemos nos apegar demais a ele, porque mudamos e nossos planos certamente mudam também. A vida nos ensina que precisamos ter o plano B, C e D.


“Se você quer fazer Deus rir, conte a ele sobre seus planos.” ~ Woody Allen

Temos que enfrentar nossos medos.

A vida nos ensina que em algum momento nos confrontaremos com coisas que nos aterrorizam. Perder alguém que amamos, perder o emprego, sair de casa, etc. Nós não podemos escapar do medo, então temos que aprender a enfrentá-lo e continuar, mesmo com ele.


“Não tenha medo de seus medos. Eles não estão lá para assustar você. Eles estão lá para que você saiba que algo vale a pena. ”~ C. JoyBell C.

Temos que amar quem somos.

Se quisermos tornar nossas vidas um pouco mais fáceis, temos de nos amar, não de uma maneira narcisista, mas de uma maneira compassiva. Temos que nos perdoar por nossos erros e fracassos. Temos que acreditar em nós mesmos, mesmo quando aqueles ao nosso redor não estejam acreditando em nós. Temos que aprender quando nos afastar de pessoas que não são boas para nós. Temos, principalmente, que nos amar, mesmo se não formos quem queríamos ser ou não estivermos onde queríamos estar.


“Se você der pouco valor a si mesmo, tenha a certeza de que o mundo não aumentará o seu preço.” ~ Desconhecido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s